segunda-feira, 1 de maio de 2017

Aberta a temporada de pesca da tainha em Florianópolis

Pescadores participam de uma missa no Campeche nesta manhã, para abertura oficial da safra

A pesca artesanal da tainha foi liberada oficialmente nesta segunda-feira, 1º de maio, para arrasto de beira de praia embarcações não motorizadas. Como tradicionalmente acontece, uma missa com procissão, realizada no Rancho de Pesca Cultural, no Campeche, marcou a abertura oficial da safra do pescado em Florianópolis. Neste ano, a pesca está liberada até o dia 31 de dezembro.


Missa marca a abertura oficial da pesca da tainha em Florianópolis - Marco Santiago/ND
(Missa marca a abertura oficial da pesca da tainha em Florianópolis - Marco Santiago/ND)

A pesca motorizada para as modalidades de captura por meio de emalhe costeiro e anilhas estarão liberadas a partir de 15 de maio. Já pesca industrial, para embarcações com capacidade acima de 10 toneladas só será liberada a partir de 1º de junho.
O prefeito Gean Loureiro destacou a importância das licenças e do sistema que prevê que pescadores artesanais comecem a pescar antes. "Desse jeito a competição se torna justa e mantém a tradição da ilha, dos ranchos e olheiros", afirma.
O carpinteiro João Onofre Fernandes, 78, costuma acompanhar a abertura da safra da tainha. Incentivado pelo pai, ele pescava desde os sete anos, mas parou aos 22. Mesmo assim, atualmente, a maioria de seus parentes e amigos são pescadores. "A pescaria é algo que fica entranhado na gente", comenta.
A missa e a procissão são coordenadas pelo pescador Getúlio Manoel Inácio, de 66 anos. Ele conta que, ao longo dos 12 últimos anos, a frequência de pessoas foi aumentando no evento religioso, aproximando também a relação entre pescadores e autoridades. "O importante é realizar uma pesca pacífica e com segurança”, ressalta. Ele disse que ainda não teve lanços na região nesta manhã, mas está ansioso para começar a pescar. "Estamos torcendo para o cardume aparecer".
Pedro Aparício Inácio, sobrinho do Getúlio, disse que a expectativa dos pescadores é de superar a safra do ano passado, quando foram capturadas cerca de 15 mil toneladas de tainhas em todo o Estado. Ansioso para jogar as primeiras tarrafas no mar, Pedro conta que aprendeu a pescar na infância com menos de 10 anos quando ia ajudar o pai, também pescador. "Hoje em dia está mais difícil por causa do turismo. Antes nós colocávamos vários espinhais na praia e hoje é complicado porque há muitas pessoas nadando e surfando".
Sobre a festa do último ano, ele explica: "foi uma safra boa, mas não muito fácil para a gente do sul da ilha". "Precisamos não apenas de um mar bom, mas de um vento bom senão as tainhas vão para o Norte da Ilha, onde o mar é mais tranquilo para a pesca", avalia. 
Fonte: REDAÇÃO ND - COM INFORMAÇÕES DO REPÓRTER GUSTAVO BRUNING, FLORIANÓPOLIS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PROJETO ANJO DA GUARDA

PROJETO ANJO DA GUARDA
"Semeando a cultura de Pentecostes no coração marajoara."

LOCUTOR PAGANINI

LOCUTOR PAGANINI
...ESTAMOS NO ARRR! LOCUTOR-RADIALISTA AM e FM, MESTRE DE CERIMÔNIAS, APRESENTADOR DE FESTAS E EVENTOS, PREGADOR, MISSIONÁRIO, PALESTRANTE, ATENDENDO TODO O BRASIL, LIGUE (48) 8419-2061 ou 9612-8317. Email e Msn: locutorpaganini@yahoo.com.br Tbm Skype: locutor.paganini