domingo, 20 de setembro de 2009

25º Domingo do Tempo Comum



25º Domingo do Tempo Comum “31º Domingo no Exílio”

Domingo, 20 de Setembro de 2009.

Ave ó Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!

Nos Santos Mistérios que hoje celebramos, amados filhos, o Senhor nos convida a meditarmos sobre a verdade da Sua justiça, para podermos abraçá-la, em nossos corações, e com fidelidade segui-la. Pois Ele nos ensina que os justos encontram sua alegria, confiando e oferecendo suas vidas ao Senhor. “Porque, se é verdadeiro filho de Deus, (Deus) o amparará, e o livrará das mãos dos seus inimigos” (Sb 2, 18). Só o abandono nos braços d’Aquele que é Justo e Santo, nos dará a felicidade que o nosso coração anseia, e, eternamente, deseja. Pois o Coração do nosso Deus é rico em Misericórdia, que sustenta e anima nossa luta, renovando nossas forças, diante de tantas provas e tribulações...

Como nos fala, hoje, o Livro da Sabedoria, a vida do homem justo (santo), é um incômodo para aqueles que se afastam de Deus - na sua cegueira e obstinação. Pois a vida, segundo a justiça e o amor de Deus, é uma afronta às obras más que eles – os ímpios – se gloriam em praticá-la. Em seu coração não reside a sabedoria divina, esfriou o amor a Deus, e àqueles a quem Deus os confiou como irmãos: “Armemos, pois laços ao justo, porque nos é molesto, e é contrário as nossas obras, e nos lança em rosto as transgressões da lei, e desonra-nos, publicando as faltas do nosso procedimento. Ponhamo-lo à prova por meio de ultrajes e tormentos, para que conheçamos a sua mansidão, e provemos a sua paciência. Condenemo-lo a morte mais infame, e ver-se-á o resultado das suas palavras” (Sb 2, 12.19-20). Só a eterna Sabedoria de Deus pode inflamar nossas almas e voltar o nosso coração para Ele, pois “eis que Deus vem em meu auxílio, e o Senhor sustenta a minha vida” (Sl 53, 6).

Amados filhos! Que estejamos atentos, e vigilantes, a todo o nosso proceder, pois é do nosso coração – sede da vontade e da liberdade humana - que surge toda espécie de vício e de maldade. Quando nos centramos em nós mesmos, e nos afastamos do nosso bem maior - Deus. Pois somos criados e formados a imagem divina, reflexo do Seu amor. Sim! Somos chamados a imitá-Lo, num esforço contínuo, de abandono ao Seu Coração, através de uma constante purificação interior. Devemos estar atentos, e cuidar da nossa “casa interior”, para que os inimigos internos e externos não a invada e não a desfigure, do seu projeto original. “Porque, onde há tal ciúme e contenta, ai (há também) inconstância e toda obra má. Donde vem às guerras e as contenda entre vós? Não vem elas das vossas concupiscências, que combatem em vossos membros? Cobiçais, e não tendes (o que quereis); matais (em vosso coração tendo aos outros ódio de morte) e invejais, e não podeis alcançar; litigais e fazeis guerra, e não obtendes o que pretendeis porque não pedis (a Deus). Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes as vossas paixões” (Tg 3, 16. 4, 1-3). A nossa união constante pela oração e pela vigilância, nos preserva dos males que, vulneravelmente, estamos sujeitos a sofrer, por fraqueza. Cultivemos nossa intimidade com o Senhor, na adoração constante a Sua presença nos Santos Mistérios, como nos diz Santa Catarina de Sena: “não podereis ter recebido maior presente do que o todo-Deus e todo-Homem como alimento”. Eis o nosso tudo!

Queridos! Não tenhamos medo de inclinar o nosso coração e reconhecermos nossa pequenez, nossas fragilidades e nossas limitações... Pois não devemos alimentar em nós um sentimento que nos ensoberbece, e nos incha de orgulho, como escutamos na primeira leitura. Mas o nosso coração deve ser alimentado com o “leite espiritual da graça”, que toda criança necessita e precisa, para crescer forte e sadia, sustentados pelos braços dos Pais. Temos diante de nossos olhos, a graça de Deus, manifestada na Sua Palavra. Para que, nutridos por Ela, possamos trilhar o caminho da renúncia e do abandono – caminho da santidade. É o que o Senhor nos exorta, no Santo Evangelho de hoje, quando seus discípulos discutem pelo caminho, quem dentre eles seria o maior. “E, sentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quer ser o primeiro, será o ultimo de todos e o servo de todos. E, tomando um menino, pô-lo no meio deles, e, depois de o abraçar, disse-lhes: Todo o que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe...” (Mc 9, 34-36c).

Sim, filhos! A exemplo dos discípulos de Jesus, como nós, também, somos tardos para entender e acolher os Mistérios de Deus! Mistérios que passa por uma vida de intimidade com Deus, através da oração e do abandono. Mistérios que passa diante dos nossos olhos, quando, por graça, renunciamos tantas coisas que nos agrada. Porque sabemos, que ao contrário, não nos ajudaria a crescer, espiritualmente, e, conseqüentemente, desagradaríamos o Coração de Deus... De modo particular, nos tempos de hoje, quando se é exaltado os ídolos do “poder”, do “ter” e do “prazer”. E, praticamente, tudo gira em torno dessas “realidades malignas”, que desfiguram e destroem a dignidade da pessoa, criada e amada por Deus, em tudo aquilo que ela é, obra prima do Altíssimo! Devemos tomar, queridos filhos, decisões sábias que, por certo, é uma graça dada aos pequeninos!... “Eu te oferecerei um sacrifício voluntário, celebrarei o teu nome, Senhor, porque é bom” (Sl 53, 8).

Oh! Amados! Que aprendamos d’Aquele Coração, que aos pés da Cruz ofereceu sua vida, para Co-redimir os filhos de Eva. Ofereceu o Seu Coração e Suas Dores, pois nesta oferta de amor, irradiava consolo e alegria. Alegria para muitos corações que, do contrário, não encontraria forças para subir o Calvário, e também está ao pé da Cruz, e salvar-se. Exaltanda a Cruz e o Crucificado, sejamos conduzidos, como simples crianças e alimentados pela graça, que a Mãe das Dores nos oferece. Sim! Supliquemos, através do Santo Rosário, da Virgem Maria, Sua proteção e interseção, e nunca ousemos nos afastar do Seu Doce e Materno Coração. Refúgio seguro e salvação para os pequeninos, sim, só para os pequeninos! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!

Meu forte abraço, com minha bênção Paterna e Sacerdotal!

Que o Coração Imaculado da Virgem Santíssima console os nossos corações, e nos ajude a ser fiel...

“Se encontramos Maria ao pé da nossa cruz, Ela vai sempre nos conduzir. E se nos encontrar em outro lugar, Ela vai nos trazer ao pé da Cruz, porque a Cruz é o lugar da graça.”
(Petti Mansfield – RCC – EUA)

Afetuosamente, em Cristo Jesus!

Abençôo-vos, Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

+ Pe. Tarciso.


ATENÇÃO! - Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte www.padresanto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PROJETO ANJO DA GUARDA

PROJETO ANJO DA GUARDA
"Semeando a cultura de Pentecostes no coração marajoara."

LOCUTOR PAGANINI

LOCUTOR PAGANINI
...ESTAMOS NO ARRR! LOCUTOR-RADIALISTA AM e FM, MESTRE DE CERIMÔNIAS, APRESENTADOR DE FESTAS E EVENTOS, PREGADOR, MISSIONÁRIO, PALESTRANTE, ATENDENDO TODO O BRASIL, LIGUE (48) 8419-2061 ou 9612-8317. Email e Msn: locutorpaganini@yahoo.com.br Tbm Skype: locutor.paganini