sexta-feira, 3 de agosto de 2012

"Educar os jovens para a justiça e a paz": mensagem aos muçulmanos por ocasião do Ramadão

Decorre desde 19 de julho e concluirá a 18 de Agosto o mês do Ramadão, importante tempo de jejum e oração para todos os muçulmanos. Como habitualmente, também este ano o Conselho Pontifício para o Diálogo inter-religioso enviou aos Muçulmanos de todo o mundo uma mensagem, ontem publicada. Inspirando-se no tema do Dia Mundial da Paz deste ano, esta mensagem tem como título “Educar os jovens cristãos e muçulmanos para a justiça e a paz”.
O texto recorda que “a autêntica justiça vivida na amizade com Deus aprofunda as relações consigo mesmo, com os outros e com toda a criação”. Para educar convenientemente na justiça e na paz, há que ter sempre presente que “a paz não é mera ausência da guerra”, mas sim “fruto da justiça e um efeito da caridade”. Finalmente, recorda-se que os próprios jovens são também eles responsáveis pela sua educação e formação para a justiça e para a paz. Eis o texto integral da mensagem.:
CONSELHO PONTIFÍCIO PARA O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
MENSAGEM PARA O FIM DO RAMADÃO - ‘Id al-Fitr 1433 H. / 2012 A.D.
Educar os jovens cristãos e muçulmanos para a justiça e a paz
"Caros Amigos Muçulmanos,
1. A celebração do ‘Id al-Fitr, que conclui o mês do Ramadão, dá-nos a alegria de apresentar-vos as cordiais felicitações do Conselho Pontificio para o Diálogo Inter-religioso. Alegramo-nos convosco por este tempo privilegiado que vos permitiu, mediante o jejum e outras praticas de piedade, aprofundar a obediência a Deus, um valor para nós também muito caro. É por tudo isto que este ano pareceu-nos oportuno concentrar a nossa comum reflexão sobre o tema da educação dos jovens cristãos e muçulmanos para a justiça e para a paz, que são inseparáveis da verdade e da liberdade.
2. Como sabeis, se o dever da educação é confiado a toda a sociedade, esse dever é, antes de mais, e de modo especial, obra dos pais e, com eles, das famílias, das escolas e das universidades, sem esquecer os responsáveis da vida religiosa, cultural, social, económica e do mundo da comunicação. Trata-se de uma tarefa bela e difícil ao mesmo tempo: ajudar as crianças e os jovens a descobrir e a desenvolver os recursos que o Criador lhes confiou e a estabelecer relações humanas responsáveis. Aludindo ao dever dos educadores, Sua Santidade o Papa Bento XVI afirmou recentemente: “Por isso são cada vez mais necessários testemunhas autênticas, e não meros dispensadores de regras e informações… A testemunha é aquele que vive em primeiro lugar o caminho que propõe” (“Mensagem para a Jornada Mundial da Paz” 2012). Lembramos ainda que os jovens são também eles responsáveis da sua educação como da sua formação à justiça e à paz.
3. A justiça é determinada, antes de mais, pela identidade da pessoa humana, considerada na sua integridade ; a justiça não pode ser reduzida à sua dimensão comutativa e distributiva. Não esqueçamos que o bem comum não pode ser conseguido sem solidariedade e amor fraterno! Para os crentes, a justiça autêntica vivida na amizade com Deus aprofunda as relações consigo mesmos, com os outros e com toda a criação. Além disso, os crentes professam que a justiça tem origem no facto que todos os homens são criados por Deus e são chamados a formar uma só e única família. Uma tal visão das coisas, no absoluto respeito pela razão e aberta à transcendência, interpela também todos os homens e as mulheres de boa vontade, permitindo conjugar harmoniosamente direitos e deveres.
4. No mundo atormentado em que vivemos, torna-se sempre mais urgente a educação dos jovens para a paz. Para um empenho adequado deve-se compreender a verdadeira natureza da paz que não se limita à ausência da guerra, nem ao equilíbrio das forças contrapostas, mas é ao mesmo tempo dom de Deus e obra humana a construir incessantemente. A paz é fruto da justiça e um efeito da caridade. É importante que os crentes sejam sempre ativos no seio das comunidades das quais são membros: praticando a compaixão, a solidariedade, a colaboração e a fraternidade, e que possam contribuir eficazmente a colher os grandes desafios do presente: crescimento harmonioso, desenvolvimento integral, prevenção e resolução dos conflitos, apenas para citar alguns.
5. Em conclusão, desejamos encorajar os jovens muçulmanos e cristãos que queiram ler esta mensagem, a cultivar sempre a verdade e a liberdade para serem autênticos arautos da justiça e da paz e construtores de uma cultura respeitosa dos direitos e da dignidade de cada cidadão. Convidamo-los a terem a paciência e a tenacidade necessárias para realizar estes ideais, sem recorrer a compromissos ambíguos, atalhos enganosos ou meios pouco respeitosos da pessoa humana. Somente homens e mulheres sinceramente convencidos destas exigências poderão construir sociedades onde a justiça e a paz se tornarão realidade. Queira Deus encher de serenidade e de esperança os corações, as famílias e as comunidades daqueles que nutrem o desejo de serem “instrumentos de paz”. Boa festa para todos!"
Jean-Louis Cardinal Tauran, Presidente - Arcebispo Pier Luigi Celata, Secretário
Vaticano, 3 de Agosto de 2012
FONTE: http://www.radiovaticana.org/por/index.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PROJETO ANJO DA GUARDA

PROJETO ANJO DA GUARDA
"Semeando a cultura de Pentecostes no coração marajoara."

LOCUTOR PAGANINI

LOCUTOR PAGANINI
...ESTAMOS NO ARRR! LOCUTOR-RADIALISTA AM e FM, MESTRE DE CERIMÔNIAS, APRESENTADOR DE FESTAS E EVENTOS, PREGADOR, MISSIONÁRIO, PALESTRANTE, ATENDENDO TODO O BRASIL, LIGUE (48) 8419-2061 ou 9612-8317. Email e Msn: locutorpaganini@yahoo.com.br Tbm Skype: locutor.paganini