segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Reflexão...

Você conseguiu atingir suas metas?
Refletir sobre as experiências vivenciadas no ano que passou pode ser uma boa maneira de encontrar uma luz para resolver questões que ficaram pendentes ou estabelecer metas para o novo ciclo que se inicia. Na entrevista a seguir, o psicólogo Felipe Epaminondas mostra porque é importante fazer uma retrospectiva e um balanço do ano que está indo embora para, assim, seguir em frente com mais clareza e foco nos objetivos futuros. Confira:
- Qual a importância de fazer uma retrospectiva dos fatos ocorridos na nossa vida pessoal e profissional no ano que passou?
Todo ano é recheado de diferentes experiências, algumas muito boas e outras nem tanto. Mas, mais importante do que relembrá-las no final do ano, é fazer uma reflexão sobre como você lidou com cada uma delas. Você conseguiu superar as dificuldades? Atingiu suas expectativas? Cumpriu suas metas? O que faltou? Poderia ter feito algo mais ou fez o melhor que pôde? Soube aproveitar ao máximo as oportunidades? Tudo isso é um exercício de reflexão e autoconhecimento que te ajudará a se conhecer melhor e ter uma ideia mais clara de como você costuma lidar com as situações do dia-a-dia. Se de repente você perceber que precisa mudar algum hábito, conhecer suas capacidades e limitações é um primeiro passo.
– E quais os pontos que devemos levar em consideração na hora de fazer essa análise?
É interessante começar separando quanto tempo da semana você dedica para cada tipo de atividade: seja ao trabalho, à família, lazer, estudos, saúde, etc. Cada pessoa tem seu ritmo e sua maneira de se organizar. Algumas pessoas têm empregos que demandam mais tempo ou estão passando por momentos que exigem mais atenção à família. O importante é que o tempo destinado a cada atividade seja bem aproveitado. Por isso, questione-se: Todo o tempo destinado ao emprego está lhe rendendo os devidos frutos? Como está o comportamento dos seus filhos, eles precisam de mais atenção? Quando foi a última vez que você saiu para passear com seu parceiro(a)? Se você tem sentido stress ou ansiedade, será que não é falta de descanso ou de exercícios físicos? Coloque tudo no papel porque assim você fica com o registro para ser relido durante o ano.
– Como essa retrospectiva ajuda no estabelecimento de novos planos para o ano novo?
Este trabalho de reflexão promove o autoconhecimento, e o autoconhecimento é essencial para se ganhar mais autocontrole no dia-a-dia. É difícil manter o autocontrole, pois a maioria dos nossos comportamentos são inconscientes e nem nos damos conta deles sem parar para refletir de vez em quando. É por isso que, embora todos saibamos que é importante manter uma alimentação saudável, economizar dinheiro e praticar atividades físicas regularmente, não conseguimos manter estes hábitos com frequência.
– Como é possível não repetir os velhos erros no ano novo? Você tem dicas para quem costuma procrastinar os objetivos?
Primeiramente, é importante levar em conta possibilidades e limites na hora de montar as metas do ano novo: não adianta prometer algo muito difícil, fora da realidade ou que você sabe que não conseguirá. Ao invés de tentar parar de fumar completamente ou adotar uma dieta rigorosa, por que não começar diminuindo a quantidade de cigarro ou mudar aos poucos a alimentação? E uma maneira de não perder o ritmo é policiar seu próprio rendimento. Nenhuma grande transformação acontece da noite para o dia e acompanhar as pequenas mudanças podem te manter estimulado a chegar mais longe.
– Para quem não conseguiu realizar um grande sonho no ano que está acabando - como uma viagem, troca de emprego ou adquirir um bem material – qual seu conselho para a conquista desse desejo no próximo ano?
Fazer grandes mudanças em nossos hábitos requer muita disciplina e paciência. Não é fácil, mas se a pessoa continuar fazendo o que ela sempre fez, ela continuará obtendo os mesmos resultados que sempre teve. Outra dica é ser objetivo nos ideais. Muita gente diz, por exemplo, "vou gastar menos dinheiro este ano para viajar mais", mas só dizer isso não é garantia de que você vai conseguir cumprir. O ideal é definir, em números, quanto você precisa para viajar e quanto você pretende economizar por mês. O mesmo vale para outras atividades: definir sempre objetivamente seus desejos e os passos para atingi-los!
Se você gostou do texto, leia também:
Equiíbrio emocional http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/equilibrio-emocional-1.htm
Trace sua metas http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/trace-suas-metas.htm
Como foi o seu ano? http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/como-foi-o-seu-ano.htm
FONTE: http://abiliodiniz.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PROJETO ANJO DA GUARDA

PROJETO ANJO DA GUARDA
"Semeando a cultura de Pentecostes no coração marajoara."

LOCUTOR PAGANINI

LOCUTOR PAGANINI
...ESTAMOS NO ARRR! LOCUTOR-RADIALISTA AM e FM, MESTRE DE CERIMÔNIAS, APRESENTADOR DE FESTAS E EVENTOS, PREGADOR, MISSIONÁRIO, PALESTRANTE, ATENDENDO TODO O BRASIL, LIGUE (48) 8419-2061 ou 9612-8317. Email e Msn: locutorpaganini@yahoo.com.br Tbm Skype: locutor.paganini