quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Primavera chega com altas temperaturas em SC

Dia deve ser de sol em SC (Foto: Valéria Martins/G1)
Dia deve ser de sol em SC (Foto: Valéria Martins/G1)
Com um inverno atípico, Santa Catarina registrou nos últimos três meses as temperaturas mais elevadas dos últimos 13 anos para a estação, segundo a Epagri/Ciram. O El Niño é apontado por especialistas como a maior razão de tanto calor. A primavera, que começou às 5h20 nesta quarta (23), deve apresentar temperaturas semelhantes, sob influência do mesmo fenômeno, de acordo com os meteorologistas.
Em Joinville, no Norte do estado, em 31 de agosto, os termômetros marcaram 37,5°C, a mais alta temperatura registrada neste inverno no estado, segundo a Epagri/Ciram. Urupema, na Serra, foi o município com o frio mais intenso do inverno. Em 12 de setembro, foram -6,3 graus na cidade da Serra catarinense.
Vegetação congelou em São Joaquim (Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online)
Vegetação congelou em São Joaquim (Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online)
El niño
O fenômeno El Niño está entre as explicações para o calor registado durante o inverno no estado. “O El Niño é uma anomalia que ocorre no oceano Pacífico na linha do Equador entre América do Sul e Austrália e também nos ventos dessa região. O fenômeno ocorre quando a temperatura do Pacífico equatorial fica mais quente que o normal e o vento da região fica fraco durante alguns meses seguidos”, explica Leandro  Puchalski, da Central RBS de Meteorologia.
Outra característica deste inverno foi a chuva intensa. Municípios do Oeste catarinense apresentaram níveis de chuva históricos durante o mês de julho. “Nesta região, a chuva chegou a ser três vezes maior do que nos últimos 30 anos. Já em São Joaquim, na Serra, nas últimas 24 horas, o volume de chuva está 70% acima da média das últimas três décadas”, explica o meteorologista Erikson de Oliveira, da Epagri/Ciram.
O inverno ameno em Santa Catarina chegou a ter cara de verão em vários dias. “Tivemos um calor gostoso, com todo mundo andando na praia de biquíni. Não teve frio este ano”, disse Viviane Silva, moradora de Balneário Camboriú.
Primavera quente em SC
“Seguindo a tendência apontada durante o inverno, a primavera deve apresentar temperaturas altas”, explica Oliveira. “A primavera vem maquiada, assim como o inverno, devido ao El niño”, comenta Puchalski.
Nesta quarta-feira (23), de acordo com a Central RBS de Meteorologia, o calor deve permanecer em Santa Catarina, chegando aos 37°C no Sul do Estado, 35°C no Oeste e 34°C no Vale do Itajaí e no Norte. Já as áreas litorâneas devem registrar 30°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PROJETO ANJO DA GUARDA

PROJETO ANJO DA GUARDA
"Semeando a cultura de Pentecostes no coração marajoara."

LOCUTOR PAGANINI

LOCUTOR PAGANINI
...ESTAMOS NO ARRR! LOCUTOR-RADIALISTA AM e FM, MESTRE DE CERIMÔNIAS, APRESENTADOR DE FESTAS E EVENTOS, PREGADOR, MISSIONÁRIO, PALESTRANTE, ATENDENDO TODO O BRASIL, LIGUE (48) 8419-2061 ou 9612-8317. Email e Msn: locutorpaganini@yahoo.com.br Tbm Skype: locutor.paganini