sexta-feira, 8 de novembro de 2013

NOTÍCIAS - Em 2014 interessados na migração de Am para FM poderão protocolar requerimento

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que o ministério irá se esforçar para responder rapidamente aos pedidos de adaptação de outorga das rádios AM para FM. A migração foi autorizada em decreto assinado na manhã desta quinta-feira pela presidenta Dilma Rousseff.
“Falei para minha equipe: ‘não dá para anunciar isso e ter processos parados. Vamos montar um esquema de trabalho conjunto com a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) porque andar rápido é importante”, disse. “As rádios têm 53 anos e se você fizer uma transição de um ano a um ano e meio não é muita coisa, mas vamos tentar fazer mais rápido”, completou.
Segundo Paulo Bernardo, os requerimentos para mudança poderão ser apresentados ao ministério a partir de 1º de janeiro de 2014. Depois disso, a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) fará um estudo para analisar a viabilidade técnica de inclusão de outro canal.
A Abert estima que das 90% das 1794 emissoras AM no país optem pela migração. Mas as rádios que quiserem permanecer terão direito a esta opção. “Permanece a importância das AM com abrangência regional e nacional. Por este motivo, aqueles que desejarem permanecer como AM poderão manifestar interesse em ampliar sua cobertura”, disse Bernardo.
O ministro afirmou também que as emissoras deverão transmitir em FM e AM por até 5 anos após a adaptação da outorga. A medida visa a migração também de audiência e dá um prazo para que a indústria adapte novos aparelhos para receberem sinais da faixa estendida e das frequências atualmente ocupadas pelas faixas 5 e 6 de TV.
Nas cidades em que não houver disponibilidade de frequência, as novas FMs ocuparão as faixas que estão sendo liberadas pela transição da TV analógica para digital.
CompartilharO ministro garantiu ainda a realização de novos estudos em 2014 sobre digitalização do rádio. “Com as informações obtidas nos testes de rádio digital, restou claro que a mudança de tecnologia, tal como está hoje, não garante a mesma cobertura.”, explicou.
A instituição RCR participou de cerimônia da assinatura ao Decreto de migração de rádio AM para FM
Ângela Morais, vice-presidente da Rede Católica de Rádio, juntamente com o diretor administrativo da Rede Aparecida, Pe. Mauro Vilela e o diretor da Rádio Aparecida, Pe. William Betonio participaram, no Palácio do Planalto, em Brasília, do evento da assinatura ao Decreto de migração de rádio AM para FM, assinado nesta última quinta-feira, dia 07 de novembro, Dia do Radialista.
Para Ângela Morais, “é momento histórico para o rádio, pois, com a assinatura da Presidenta Dilma o Decreto abre uma porta importante para nossas emissoras de faixa AM, pois com a migração para a FM as emissoras terão ampliado seu público de ouvintes, podendo assim crescer na audiência”.
A migração é um desejo antigo dos radiodifusores, que enfrentam cada vez mais dificuldades com a faixa AM, por causa das interferências no sinal.
A proposta foi feita pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), em parceria com entidades estaduais. A estimativa da Abert é que 90% das 1.784 emissoras AM passarão a operar na faixa FM. Nesta frequência, as rádios ganharão qualidade de áudio e de conteúdo, competitividade e poderão ser acessadas por meio de telefones celulares.
O dia 7 de novembro é simbólico para o setor, porque é o Dia do Radialista.
Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a migração das rádios será opcional. Ele disse que o ministério não dará mais outorgas para AM, a fim de substituir, aos poucos, pela FM.
FONTE: RCR/Abert
Foto - jb.com.br
por Marcos Beltramin (Portal RCR ), dia 08/11/2013 às 09:17
http://www.radioculturafloripa.blogspot.com.br/

PROJETO ANJO DA GUARDA

PROJETO ANJO DA GUARDA
"Semeando a cultura de Pentecostes no coração marajoara."

LOCUTOR PAGANINI

LOCUTOR PAGANINI
...ESTAMOS NO ARRR! LOCUTOR-RADIALISTA AM e FM, MESTRE DE CERIMÔNIAS, APRESENTADOR DE FESTAS E EVENTOS, PREGADOR, MISSIONÁRIO, PALESTRANTE, ATENDENDO TODO O BRASIL, LIGUE (48) 8419-2061 ou 9612-8317. Email e Msn: locutorpaganini@yahoo.com.br Tbm Skype: locutor.paganini